Uma das maiores lojas Japonesas, Tsutaya, confirmou nesta segunda feira que irá retirar de suas prateleiras todos os DVDs e mangás de Kuroko no Basket. Isso se deve as constantes ameaças por cartas que as lojas estão recebendo, pedindo a descontinuidade das vendas do mangá. Apesar das ameaças, grande maioria das lojas, como Kinokuniya, Sanseido, Junkudo, Miyawaki e outras livrarias continuam com as vendas.
Em pronunciamento, a rede de livrarias Junkudo disse: “Nós não iremos considerar a remoção da obra”, e afirmou que já recebeu pedidos de remoção de títulos específicos no passado, mas que não responde a este tipo de pedido. Junkudo também disse: “Livros são trabalhos de expressão, e livrarias estão em posição de mantê-los para os leitores. Não podemos retirá-los tão facilmente”.
A rede Miyawaki também se pronunciou: “É uma questão de liberdade de expressão, e liberdade de imprensa”.
Shueisha, editora de Kuroko no Basket, também se pronunciou através de seu departamento de relações públicas: “Não estamos em posição de comentar sobre as decisões individuais dos varejistas. Continuaremos cooperando com a investigação policial.”
O programa Miyaneya, da emissora YTV, levou ao ar uma reportagem sobre as ameaças em curso e mostrou algumas das cartas enviadas as lojas, jornais e estações de televisão. As cartas denegriam Kuroko no Basket, o chamando de “mangá pirata”, “mangá ninja” e “mangá decadente e obsceno”.
Mas as constantes ameaças não estão concentradas apenas nas lojas. Desde Outubro de 2012, locais ligados ao criador de Kuroko no Basket, Tadatoshi Fujimaki, também receberam cartas de ameaça, algumas até incluindo substâncias em pó e liquido. Uma fonte da equipe de investigação das ameaças disse que há uma alta possibilidade de que o liquido enviado à Universidade Sophia (alma mater de Fujimaki) em 12 de Outubro de 2012, poderia emitir uma dose letal de Sulfeto de Hidrogênio, caso tivesse sido evaporado.
Muitos Eventos de Kuroko no Basket foram cancelados por todo o Japão, em consequência das ameaças. O evento “Shadow Trickster 3″ prosseguiu sem incidentes neste mês de Outubro, mesmo que tenha ocorrido logo após o centro Big Sight ter recebido sua primeira ameaça. O evento oficial “Kuroko no Basket produzido por Namco Namja Town”, ocorrido em Tókio, terminou 19 dias antes do previsto, como resultado das ameaças, e o Anime Café Tennoji, em Osaka, também cancelou um evento de colaboração de Kuroko no Basket, que estava em seus planos. Comic Market (Comiket), o maior evento doujinshi do mundo, barrou itens de Kuroko no Basket no último mês de Dezembro.
Ainda no início deste mês, algumas lojas como 7-Eleven e Family Mart, receberam cartas de ameaças dizendo que o remetendo tinha posto veneno e produtos químicos agrícolas em vários lanches confeccionados de Kuroko no Basket. Como resultado, 7-Eleven retirou, temporariamente, os biscoitos “Voi-Colle Kuroko no Basket Wafers 2″, enquanto que a Family Mart parou de vender a linha de mercadorias “Ichiban Kuji Kuroko no Basket ~Seirin & Kaijou~”. A varejista Circle K Sunkus também está considerando a suspensão das vendas da mercadoria.
FONTE: Yaraon!
Fonte: AnimeCodex
0 comentários:
Postar um comentário