About

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

i3, i5, i7, Dual Core, Quad Core?

Primeiro aprendemos a dominar a linguagem dos 386, 486, aí chegou a era Pentium: Pentium II, Pentium III, Pentium 4, fomos aprendendo a dominar as definições dessas tecnologias também, então apareceram novas denominações: Single Core, Dual Core, Core 2 Duo, Quad
Core… Mal conseguíamos distinguir um Dual Core de um Core 2 Duo quando a Intel vem com mais uma sopinha de letras: i3, i5, i7…

Afinal o que significa isso tudo?
Essa pergunta lota os fóruns de informática e os sites de tecnologia trazem variadas definições e explicações.
Mas antes de mais nada é interessante saber:
  • O que é um processador?
  • O que é o “core”?
  • O que é um processador com múltiplos núcleos?
  • Por que eu preciso de um processador com múltiplos núcleos?
  • Quantos núcleos têm os processadores i3, i5 e i7?
  • Eu preciso de um Dual/Quad Core ou de um i3/i5/i7?

O que é um processador?

A Unidade Central de Processamento (CPU da sigla em inglês) é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. É o componente que recebe as instruções do Sistema Operacional e as envia para o hardware para que execute a função desejada. Pense no computador como um cérebro que recebe mensagens suas (ex: “está quente pra caramba!”) e envia instruções para o hardware (ex: “braços: abanar o rosto com as mãos”).

O que é o “core”?

O “core” se refere ao núcleo do processador. Um processador comum, como um Pentium 4 tem um único núcleo (single core). Processadores com um único núcleo processam uma única instrução por vez.

O que é um processador com múltiplos núcleos?


  • A partir daqui, os processadores são compostos por dois ou mais núcleos independentes, que são capazes de processar informações diferentes ao mesmo tempo. Um Dual Core é um processador com dois núcleos, um Quad Core possui quatro núcleos e assim por diante.
    Peraí, mas e essa história de Dual Core e Core 2 Duo, qual a diferença? Se você pesquisar na internet, na maioria dos casos vão dizer o seguinte: Um processador Dual Core possui um núcleo físico que funciona como 2 (lógicos) ou que tem dois núcleos que usam o mesmo barramento; e o Corel 2 Duo seria um processador com dois núcleos físicos ou dois núcleos em que cada um tem o seu próprio barramento de transferência de dados. Muitos aceitam esta explicação, eu mesmo já caí nessa muitas vezes, acontece que é o seguinte: Dual Core é qualquer processador com dois núcleos. Core 2 Duo é uma marca de processadores da Intel que utiliza dois núcleos, isto é: também são Dual Core.

    Por que eu preciso de um processador com múltiplos núcleos?

    Com múltiplos núcleos, você pode executar vários programas ao mesmo tempo e quando você executa um programa pesado (como uma varredura de um antivírus, conversão de vídeo, gravação de CD etc.) você pode utiliza o outro núcleo do processador para executar outras tarefas como abrir o navegador ou checar o e-mail.
    Alguns programas podem ainda se utilizar dos múltiplos núcleos ao mesmo tempo para melhorar a eficiência do programa, como jogos e programas gráficos.
    Então, se você utiliza softwares mais pesados ao mesmo tempo de outros e gosta de jogos mais elaborados, é de bom tom que você utilize um processador multi-core. Se você mais utiliza o PC para checar e-mails, acessar a internet e ocasionalmente assiste a algum vídeo, você não precisa de um processador de múltiplos núcleos.

    Quantos núcleos têm os processadores i3, i5 e i7?

    • Os processadores i3 possuem dois núcleos, são Dual Core.
    • Os processadores i5 têm modelos com dois ou quatro núcleos (Dual Core e Quad Core)
    • Os processadores i7 têm modelos com dois, quatro ou seis núcleos (Dual Core, Quad Core Hexa Core)

    Eu preciso de um Dual/Quad Core ou de um i3/i5/i7?

    Você deve saber que não é só o processador que define o desempenho do computador, mas também a quantidade e velocidade de memória e tamanho do HD, a qualidade da placa mãe, além de uma boa placa de vídeo para jogos e softwares gráficos mais pesados. As dicas aqui (do Windows Guides) referem-se apenas à escolha do processador, de acordo com o uso pretendido. Geralmente se você comprar um PC de marca com esses processadores, já terá uma boa configuração acompanhando.
    Então, se você quer:
    • Navegar na internet, checar e-mails, jogar ocasionalmente um jogo em flash, pode escolher um single core.
    • Utilizar um processador de texto e trabalhar com planilhas no PC, escutar música, assistir a filmes, escolha um dual core ou i3.
    • Jogar ocasionalmente e fica feliz com baixa resolução e gráficos de média qualidade, ver filmes de alta definição etc., pode escolher um dual core ou um i5.
    • Trabalhar com edição gráfica, criação musical, programação (e compilação), ver filmes em alta definição e gosta de jogos com apelo visual, prefira um Quad Corei5ou i7.
    Para especificações técnicas mais completas, verifique o artigo do Baixaki que faz o comparativo entre os novos processadores i3, i5 e i7.
Fonte: Infomaniaco

0 comentários:

Postar um comentário